Saiba tudo sobre ​Insanity Workout e P90X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1) Programas do estilo de Insanity Workout e P90X prometem que dieta e o treino bastam para conseguir um corpo torneado (na verdade, musculoso) em até 60 dias. Isso realmente é tempo suficiente? Ou é apenas para uma parcela das pessoas?

Realmente 2 meses é suficiente para que indivíduos sedentários apresentem resultados físicos quando praticam atividade física de forma intensa juntamente com uma dieta. Porém, estas alterações nem sempre são percebidas por outras pessoas, pois não são tão expressivas. Para apresentar mudanças radicais, como abdômen definido -  “tanquinho”, são necessários no mínimo 4 ou 5 meses de treinamento.

 

2) No caso do Insanity... os exercícios trabalham muito o abdômen. Quais são as regras para estimular essa musculatura sem se machucar? E como garantir que ela está mesmo sendo usada no exercício?

A melhor regra para a segurança é monitorar a dor, nosso alarme natural. Se apresentar dor articular “juntas” (joelho, ombro, cotovelo, coluna, etc) diminua a angulação do movimento, mas se a dor persistir, mesmo que pequena interrompa o movimento e aguarde o próximo exercício.

Para sentir que está funcionando, o praticante deverá sentir a musculatura sendo exigida, contraída, com ausência de dor articular.

 

3) Muita gente não consegue nem passar do aquecimento nos primeiros dias de treino. A orientação seria insistir um pouco ou é melhor cada um trabalhar dentro do seu limite?

A orientação é trabalhar dentro do limite, faça apenas o tempo que aguentar, se a proposta é fazer 10 repetições do exercício e você conseguir fazer apenas 2, tudo bem, respire, beba água e aguarde o próximo movimento. É importante tentar prolongar a atividade mesmo que não faça todos os movimentos propostos.

 

4) Uma desvantagem dos vídeos de ginástica em casa era o fato de se tornarem monótonos com o passar do tempo. Esses programas novos tentam driblar isso oferecendo aulas diferenciadas, com yoga e outras práticas físicas e uma escala de exercícios diferente a cada dia. Acha que é suficiente para manter a motivação?

Com certeza, a variação de atividades é um importante fator motivacional, favorece muito a manutenção da atividade; comparado à ginástica antiga, é muito mais divertida.

 

5) Quais são os clássicos sinais de que um exercício está sendo mal feito (considerando que uma certa dor muscular pode ser aceitável no período de adaptação de quem sai do sedentarismo)?

Com certeza a dor é um importante fator de alerta para exercícios que são executados de forma errada, dor moderada até 3 dias após o início da atividade é comum, desde que seja nos músculos, neste caso faça repouso até que a dor diminua, antes de executar outra série de exercícios. Porém se esta dor estiver nas articulações é um fator de alerta, evite executar exercícios que exija desta articulação, aumentando a dor, caso persista procure um médico.

 

6) Na sua avaliação, qual desses novos programas é mais completo (pode citar mais programas de que tiver conhecimento, se quiser)? Entre eles, é possível identificar um perfil - mais para homens, mais para mulheres, mais para sedentários, etc?

Na minha opinião, o programa completo é aquele onde o professor esteja presente, acompanhando as dificuldades do aluno adaptando os exercícios, além de apenas prescrever. Portanto, não posso utilizar a palavra “completo” para um vídeo.

A prática de exercícios físicos sem orientação é perigosa, podendo trazer riscos para a saúde, principalmente se o aluno não tiver vivência prática da atividade. Por outro lado, ex-atletas, pessoas com excelente coordenação, jovens ou com vivência em academias, tem o risco diminuído.

 

Insanity Workout e PX90

Exercícios funcionais que trabalham o corpo todo

Valências físicas trabalhadas: Resistência Geral, Resistência Muscular Localizada, Força, Equilíbrio e potência muscular

Exercícios semelhantes a uma aula de ginástica convencional, porém com inovações

Atrativo para o público masculino e feminino

Exigem pouco ou nenhum acessório

Risco de problemas para a saúde se utilizado de forma inadequada: médio/alto

Benefícios: Resistência física geral, Tonificação muscular (membros superiores, inferiores e tronco) Emagrecimento, melhora da força e postura.

 

Zumba Fitness

Exercícios funcionais que trabalham o corpo todo

Valências físicas trabalhadas: Resistência física geral, Resistência muscular localizada, coordenação e equilíbrio

Atrativo principalmente para o público feminino

Não necessita acessório

Risco de problemas para a saúde se utilizado de forma inadequada: baixo

Benefícios: Emagrecimento, melhora da resistência geral, aumento do tônus muscular em membros inferiores, melhora na coordenação motora.

 

7) Na sua opinião, qual o lado bom e o ruim desses novos programas em vídeo?

Lado bom: Estimulam a prática de atividade física, tornando-a mais acessível à população, muitas pessoas iniciam utilizando vídeos e logo sentem a necessidade de procurar uma academia. Pessoas disciplinadas com vivência física podem utilizar estes vídeos como única forma de atividade alcançando ótimos resultados.

Lado Ruim: Risco de lesão por falta de acompanhamento de um profissional.

 

 

Entrevista com

Aurélio Alfieri Neto

Personal Trainer em Curitiba

www.personalemcuritiba.com.br

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