Quer emagrecer? Aprenda a traçar metas eficientes!


Se você resolveu ler este post provavelmente pretende estabelecer alguma meta ou deseja ajudar alguém. Escrevi este texto pois demorei 10 anos para descobrir esta ferramenta mágica que auxilia as pessoas a atingirem seus objetivos.

 

Primeiro devemos entender a diferença entre Metas e Objetivos:

 

Objetivo - Qual resultado você pretende ter?

Meta - Quando? De que forma você pretende ter este resultado?

 

Objetivos são importantes, porém são muito vagos. Assim que estabelecer um objetivo as metas deverão ser definidas, pois se eu digo que pretendo emagrecer e não digo o quanto e quando pretendo alcançar é pouco provável que alcance.

 

Sabemos que para atingirmos qualquer meta devemos ter:

 

1- Motivação - algo que realmente motive a ação

2- Comprometimento com o resultado

3- Resultados alcançáveis porém desafiadores

 

A maior parte das pessoas quando vai traçar uma meta olha diretamente para o RESULTADO que pretende atingir, por exemplo, pessoas que pretendem perder peso traçam metas assim:

 

-Quero perder 4 quilos em um mês;

-Vou perder 10 quilos em 6 meses;

-Pretendo chegar aos 60 quilos até o casamento.

 

Algumas são ainda mais específicas:

 

-Quero perder 4 quilos em um mês eliminando 1 quilo por semana;

-Vou perder 10 quilos em 6 meses eliminando 1,6 quilos por mês;

-Pretendo chegar aos 60 quilos até o casamento eliminando 500 gramas por semana.

 

Olhando apenas para o resultado muitas pessoas acabam desistindo ou esquecendo, pois normalmente estas metas não são atingidas, simplesmente por serem ineficientes da maneira como foram colocadas.

 

Fiquei muito feliz após descobrir que além das metas de RESULTADO existem as metas de DESEMPENHO e as metas de PROCESSO. Estabelecer metas de processo e desempenho é muito mais eficiente e contribui para que o resultado realmente apareça.

 

Metas de DESEMPENHO, como o próprio nome diz, são metas relacionadas com o desempenho físico, tais como:

 

-Resistência cardiovascular - correr 5 km em 30 minutos ;

-Resistência e coordenação - pular corda por 5 minutos sem parar;

-Força - realizar agachamento com 60kg.

 

São várias as opções de metas de desempenho. Primeiramente, antes de estabelecer as metas, você deverá avaliar qual é sua real capacidade para esta atividade, é recomendável que consulte um educador físico, pois além de te ajudar a definir estas metas ele saberá como realizar o treinamento para alcançá-las.

 

Com várias metas de desempenho cumpridas, a meta de resultado fica cada vez mais pŕoxima e mais fácil de alcançar.

 

As metas de PROCESSO são relacionadas ao caminho para atingir o seu resultado, podemos chamar de metas para mudança de hábitos.

 

-Alimentar - parar de comer açúcar durante a semana;

-Alimentar - eliminar as bebidas alcoólicas e refrigerantes durante a semana;

-Exercícios - praticar exercícios físicos 3 vezes por semana;

-Saúde - comer pelo menos duas frutas por dia;

-Saúde - comer um prato de salada antes do almoço;

 

Faça como as metas de desempenho, assim que for conquistando estas metas, seus hábitos se tornarão muito mais saudáveis, ajudando muito no alcance dos objetivos e o resultado esperado estará cada vez mais próximo.

 

Para traçar metas de processo é simples, faça estas perguntas para você mesmo:
-Quais comportamentos estão contribuindo negativamente no alcance dos meus objetivos?

-Quais hábitos estão fazendo com que eu engorde?

 

Dicas importantes:

 

1- Estabeleça a meta de Resultado

2- Estabeleça as metas de desempenho que realmente te motivem

3- Estabeleça metas de processo que realmente estejam influenciando negativamente no alcance dos objetivos

 

Crie uma meta de processo e de desempenho de cada vez, lembrando de estipular um prazo, assim que atingir cada uma das metas, troque-as por outras ainda mais desafiadoras.


Comemore cada uma das conquistas das metas, contando para seus amigos, postando em redes sociais, comprando um presente para você mesmo! No entanto, evite comemorações calóricas como jantares e doces.

Please reload

Assine o canal!!!!
Please reload

personal em Curitiba, Personal Trainer Curitiba