Desafio dos 30 dias focado no emagrecimento!

 

Assisti a um documentário com Matt Cutts, atualmente engenheiro do Google, em que ele lança o desafio de fazermos uma mudança significativa em nossa vida por 30 dias.

 

Cutts escolheu o prazo de 30 dias por acreditar ser este o tempo mínimo para alterar hábitos, fazendo com que o novo comportamento deixe de ser um esforço e se torne uma rotina.

 

Podemos utilizar esta técnica para alcançar metas de processo, como descrito no post anterior.

 

Desta forma, podemos propor para o desafio dos 30 dias metas como os exemplos abaixo:

  • Eliminar o consumo de alimentos que contenham açúcar refinado;

  • Beber 2 litros de água por dia;

  • Praticar exercícios físicos todos os dias;

  • Comer um prato de salada antes de todas as refeições.

 

Use sua criatividade, verifique um comportamento que você precise instalar ou eliminar para melhorar os seus hábitos de vida.

 

Para testar a teoria resolvi ficar 30 dias sem açúcar e sem glúten, apesar de vários nutricionistas preconizarem que o glúten não faz mal algum, resolvi fazer para medir os resultados.

 

Percebi que a primeira semana foi a mais difícil, pois ficava com muita vontade de comer doces, tive que me organizar, comprando mais frutas e alimentos que matariam minha vontade de doces, enganando meu organismo. Nas outras semanas foi muito mais fácil, pois minha vontade de doces praticamente desapareceu após a segunda semana.

 

Para o glúten foi um pouco mais difícil, pois como trabalho 14 horas fora de casa, tinha que comer o que eu encontrava na rua, e por coincidência tudo tem glúten: salgados assados, salgados fritos, sanduíches, pães, doces, etc… Tudo contém glúten… Para eliminá-lo foi um pouco mais difícil, pois tive que sair de casa com todos os meus lanches, como tapioca, batata doce, frango cozido, frutas, entre outros. Isso melhorou muito minha disposição, pois a alimentação estava muito melhor, acredito que o emagrecimento decorrente às dietas sem glúten são reflexo da alimentação mais saudável eliminando sanduíches, pães, doces e biscoitos, cervejas, etc…

 

Ao final do experimento percebi que meu abdômen estava mais definido e que meu perímetro da cintura estava menor, porém os benefícios secundários foram muito maiores.

 

Após os 30 dias voltei a comer glúten, porém restringindo a quantidade e priorizando as farinhas integrais.

 

Sugiro que determine uma meta de processo que promoverá a melhora de sua saúde, evite coisas radicais, como atividades físicas com intensidade muito maior que esteja acostumado e dietas com restrições severas de calorias, carboidratos, proteínas ou gorduras.

 

É extremamente aconselhável que consulte um educador físico ou um nutricionista para traçar seus treinos ou sua dieta, respectivamente.

 

Assista o vídeo que me inspirou a escrever este post: https://www.ted.com/talks/matt_cutts_try_something_new_for_30_days?language=pt-br

 

Trace a meta e seja firme!


Comente aqui qual a data e a meta que você propôs para os próximos 30 dias!

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