top of page

Qual exercício emagrece mais? Aeróbico ou Anaeróbico?


Esta dúvida acompanha muitos alunos e profissionais de saúde.

Quero emagrecer! Mas como treinar? 

Existe um gráfico metabólico que, no meu ponto de vista, originou o mito que para emagrecer é necessário realizar exercícios aeróbicos como corrida, natação ou ciclismo:

Este gráfico representa a fonte energética predominante em cada fase da atividade física, gerando o mito: para queimar gordura (lipólise) devemos praticar atividade com mais de 45 minutos de duração, pois só após este tempo é possível queimar gordura.

O gráfico está correto, a queima de gordura durante a atividade física é maior nesta fase, porém o que realmente importa é a balança energética estar negativa.

Ou seja, gastar mais energia do que consome (como na representação ao lado)

Desta forma:

Se você ingerir 2.000 kcal por dia e gastar 2500, estas 500 calorias vão ter que sair de algum lugar, e a principal reserva que será utilizada é a gordura.

Por que a musculação convencional não emagrece?

A resposta é simples, em uma sessão de musculação convencional você passa mais tempo em repouso que praticando exercícios!

Ex:

Sessão convencional:

10 exercícios

3 séries

15 repetições (30 segundos)

temos: 10 x 3 x 30seg =  900 segundos = 15 minutos

Ou seja em uma sessão de exercícios convencionais que nós dedicamos 1 hora, praticamos apenas 15 minutos de exercícios. Além disso, estes exercícios geralmente envolvem músculos isolados, consumindo ainda menos energia.

Minha proposta:

- Exercícios anaeróbicos (funcionais)​

- Sem intervalo​

- Alternando os grupos musculares​

- Contraindo vários grupos musculares ao mesmo tempo​

- Intensidade elevada​

Utilizando esta fórmula conseguimos gerar um alto gasto calórico melhorando a resistência aeróbica, juntamente com a resistência muscular.

Aumentando a força muscular e melhorando o tônus, consequentemente  aumentamos o potencial de gasto calórico durante a atividade, facilitando o emagrecimento.

​Aurélio Alfieri

Personal Trainer em Curitiba

bottom of page