- Correr na areia ajuda a emagrecer?
Primeiramente devemos destacar as principais diferenças de correr na areia:
Correr na areia dura, correr na areia fofa. Correr na areia fofa queima muito mais calorias, pois exige muito mais esforço para o deslocamento, fortalecendo as pernas de maneira muito eficiente enquanto correr na areia dura é muito semelhante a correr na calçada, porém a inclinação pode forçar as articulações, principalmente os joelhos e tornozelos, evite correr em locais onde a inclinação da areia é visível, principalmente se você já possua algum problema articular.
 
- A fisiologia do movimento é alterada? Se sim, de que maneira? 
A frequência cardíaca ficará muito mais elevada quando corremos na areia fofa comparado a correr na calçada, pois o deslocamento exige mais esforço e auxilia no equilíbrio. Portanto se o seu objetivo é queimar calorias a areia é a mais indicada!
 
- Quais são os maiores benefícios de praticar estas duas atividades na areia? 
Além de queimar mais calorias e fortalecer a musculatura das pernas de maneira eficiente, correr na areia é muito mais prazeroso, pois o contato com a natureza estimula a prática de atividade física, além se ser mais divertido.
 
- É verdade que na areia o risco de lesões aumenta por conta do solo irregular?
Depende da velocidade e intensidade, todo cuidado é pouco, quando correr na areia diminua a velocidade, fique atento aos buracos, valas ou imperfeições no trajeto, concentre-se no percurso, pois normalmente a paisagem pode tirar nossa atenção, causando torções.
 
- Quais devem ser os cuidados de quem quer correr ou praticar a caminhada sobre a areia?
Primeiramente deve-se verificar a higiene da areia, pois quando a areia está contaminada poderá transmitir doenças, portanto fique atento à presença de animais como cães, pombos ou excesso de pássaros. Além disso, existe o risco de cortes por cacos de vidro e outros objetos deixados por banhistas, por este motivo recomento a prática utilizando tênis de corrida ou outro calçado apropriado para a atividade, nunca pratique estas atividades de chinelo.
 
- Quais são as suas dicas para quem gosta de aproveitar os finais de semana e feriados na praia para correr/caminhar na areia?
Comece devagar, utilize protetor solar, calçado adequado, se tiver mais de 40 anos realize exames cardiológicos regulares, evite os horários com maior incidência de sol, hidrate-se muito!
 
- O tênis usado para o asfalto pode ser o mesmo?
Sim poderá utilizar o tênis de asfalto, porém na areia fofa alguns tênis podem causar incomodo, pois a areia consegue ultrapassar a malha do tênis, podendo causar assaduras nos pés, portanto se entrar muita areia no tênis, pare a atividade e retire o excesso.
 
- Falando sobre a prática da corrida e da caminhada no asfalto, quais são os seus benefícios em comparação à esteira e areia?
Apenas a diminuição do risco de torção do tornozelo
 
- A poluição é um problema para quem se exercita na rua? Como é possível minimizá-lo?
Sim a poluição é um problema para quem pratica atividades físicas em meio urbano, a fumaça dos escapamentos pode causar desde alergias até mesmo câncer, portanto correr em locais com baixo fluxo de veículos é sempre melhor, dê preferências para parques, praias, clubes ou mesmo em cidades fora do horário de maior fluxo.
 
- Sobre a corrida na esteira, quais são os seus benefícios e vantagens quando comparada à prática sobre o asfalto ou a areia?
A vantagem da esteira é apenas por comodidade principalmente em casos de chuva ou muito frio, no asfalto ou areia com certeza é melhor, mais divertido e estimulante.
 
- Para finalizar, quais são as suas dicas para quem deseja começar a correr?
Comece caminhando, alternando com alguns minutos de corrida, quando perceber que a frequência cardíaca está muito elevada, volte a andar, com a melhora do condicionamento físico o tempo de caminhada diminui e o de corrida aumenta. Caso tenha acesso procure um profissional de Educação Física para receber maiores orientações.
 
- Antes de correr, é preciso alongar e aquecer? Como fazer isso de maneira adequada?
Estudos recentes mostraram que o alongamento antes da atividade não é mais tão importante quanto o aquecimento, comece sempre caminhando e vá aumentando a velocidade gradativamente, pois caso resolva correr antes de aquecer poderá causar sessões.
 
- Depois da corrida, é necessário alongar? Se sim, como? Se não, por quê?
Alongar após a corrida é muito importante, principalmente os membros inferiores, porém o alongamento neste caso tem como objetivo apenas relaxar a musculatura, evite forçar demasiadamente os movimentos.

 

Entrevista com:

Aurélio Alfieri

Personal Trainer Curitiba

Orientações para corrida na areia
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